Documentos oficial do Conselho Estadual de Saúde

O blog do SUS RN busca fortalecer a luta em defesa do sus

Participe, nos siga, faça comentários, denuncie ao Conselho estadual de saúde, sua reclamação, sua reivindicação, será nosso instrumento de luta.

domingo, 14 de agosto de 2011

Convite para 90a reunião extraordinária do CES

Companheirada,

Convido a todos e todas para participarem da 90ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde - CES/RN, que acontecerá na próxima sexta-feira, 19/08/2011, na Assembléia Legislativa - Espaço de eventos Álvaro Dias -, das 9h às 13h, que tratará especificamente sobre ATENÇÃO BÁSICA. A reunião terá transmissão ao vivo da TV Assembléia. Mais uma vez, contamos com a presença de tod@s.

AbraSUS,

Francisco Canindé dos Santos
Conselheiro presidente - CES/RN.

Em defesa da saúde mental

MILITANTES, USUARIOS, FAMILIARES, ACADEMICOS, TRABALHADORES DO CAMPO DA SAÚDE MENTAL VAMOS FAZER NOS UNIR, VAMOS REUNIR FORÇAS !!!
A audiência com o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Sr. Gilberto Carvalho, no dia 11/08 foi bastante positiva, pois as falas dos usuários e as imagens mostradas de comunidades terapêuticas o sensibilizaram para a gravidade da questão. Dessa forma, a política do governo federal pode ser revista no que diz respeito às ações relacionadas à rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, em especial do crack. É preciso mobilizar os movimentos em defesa da reforma psiquiátrica no sentido de colher denúncias relativas a abusos e irregularidades ocorridas no interior de comunidades terapêuticas, com nome do estabelecimento, município e estado em que está localizado, bem como data e descrição do fato ocorrido. Precisamos fazer essas denúncias chegarem até a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleicy Hoffmann, até a próxima terça-feira (dia 16/08). As mensagens devem ser enviadas para milena.lealpacheco@hotmail.com, responsável por compilar as mensagens e enviá-las à Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Em paralelo, o Ministro Gilberto Carvalho trabalha para acertar uma agenda entre a Presidente Dilma Roussef e os movimentos da luta antimanicomial. Acreditamos que são boas notícias essas e que esse é o momento de mostrar a potência dos CAPS e a necessidade de investir na rede de saúde mental já existente, com os CAPS, Consultórios de Rua, estratégias de redução de danos, Casas de Acolhimento Transitório, bem como a implantação de leitos para o cuidado de usuários de crack em hospitais gerais.